20 de ago. de 2003

Alvez

Estrofes de alguns poemas de Álvares de Azevedo, tudo dele é otimo, estas aqui de certa forma mexem comigo.

"AMOR E MEDO

Um beijo divinal que acende as veias
Que de encantos os olhos ilumina.
Colhido a medo como flor da noite
Do teu lábio na rosa purpurina."

"ANJOS DO MAR

Ai ! quando tu sentes dos mares na flor
Os ventos e vagas gemer, palpitar,
Porque não consentes, num beijo de amor,
Que eu diga-te os sonhos dos anjos no mar?"

"O EU / A NOITE

Era de noite-dormias
Do sonha nas melodias...
(...)
Sonhavas? -eu não dormia;
A minh'alma se embebia
Em tua alma pensativa!"

"A LAGARTIXA

Amo-te como o vinho e como o sono,
Tu és meu copo e amoroso leito...
Mas teu nectar de amor jamais se esgota,
Travesseiro não há como o seu peito. "
( adoro esta estrofe, sei la me identifico com ela, acho profunda)

"O POETA MORIBUNDO

Se é verdade que os homens gozadores,
Amigos de no vinho ter consolo,
Foram com Satanás fazer colônia
Antes lá que no céu sofrer os tolos! "

" O CONDE LOPO

Vem, pois, poeta amargo da descrença,
Meu Lara vagabundo-
Eco'a taça na mão e o fel nos lábios,
Zombaremos do mundo! "



" MACÁRIO

Eu quereria virgem n'alma como no corpo. Quereria que ela nunca tivesse
sentido a menor emoção por ninguém.nem mesmo por um primo, nem por
um irmão... que Deus a tivesse criado adormecida n'alma até ver-me, como
aquelas princesa encantadas dos contos - que uma fada adormece por cem
anos. Quereria que um anjo a cobrisse sempre com seu véu e a banhasse
todas as noites do seu óleo divino para guardá-la santa! Quereria que ela
viesse criança transformar-se em mulher nos meus beijos. "


" MACÁRIO

É uma coisa singular esta vida. Sabes que ás vezes eu quereria ser uma
daquelas estrelas para ver de camarote essa Comédia que se chama Universo?
Essa comédia onde tudo que há mais estúpido é o homem que se crê um esper-
talhão?... A filosofia humana é uma vaidade. Eis ai, nós vivemos lado a lado, o
homem dorme noite a noite com uma mulher, ama com ela, conhece todos
os sinais do seu corpo, todos os contornos de suas formas ... perguntai-lhe
o que é essa mulher, ele não saberá dizê-lo... "

"O POEMA DO FRADE

Quero a orgia que a noite desvaria,
Quando fresco o luar no céu flutua
E a vagas se prateia de ardentia!
Perfumes, flores, a vertigem sua
Vertendo no festim que me enebria!
Lasciva dança voluptuosa e nua
Nas rosas que desfolho trepiando!
Pajens louros as taças coroando! ... "

Nenhum comentário: